

Prefeitura de Valença por meio dos Centros de Referência da Assistência Social promovem oficina de arte e bloquinho de carnaval
Prefeitura de Valença por meio dos Centros de Referência da Assistência Social promovem oficina de arte e bloquinho de carnaval
Na tarde desta quarta-feira (26), os assistidos do Centro de Referência da Assistência Social do Tento produziram adereços, faixas e plaquinhas para comemorar o carnaval do CRAS.
O bloquinho carnavalesco levou para as ruas do Tento muita alegria e música. Além disso, a população ficou bem informada acerca dos serviços prestados pelo Centro por meio de panfletos que foram distribuídos pelo percurso.
Enquanto isso no Cras - Baixa Alegre, os assistidos participaram de oficinas de arte e artesanato, desenvolvendo habilidades artesanais.
Fioroni Farias, parabenizou a equipe e ressaltou a importância em participar dos encontros e ações, e disse estar contente com as “atividades desenvolvidas neste mês de fevereiro”.
SECOM PMV

Secretaria de Cultura da prefeitura de Valença inicia oficina gratuita de capoeira nesta segunda-feira (10)
Secretaria de Cultura da prefeitura de Valença inicia oficina gratuita de capoeira nesta segunda-feira (10)
Os inscritos para as oficinas de capoeira tiveram nesta segunda-feira (10), a primeira aula que aconteceu no Theatro Municipal, Centro da cidade.
Ministrada pelo mestre Pety, a turma composta por jovens, aprendem técnicas da capoeira Angola, além de fortalecer os lanços com a ancestralidade e identidade cultural.
Segundo o diretor de Cultura Jean César, as oficinas de capoeira vão acontecer sempre as segundas e quartas-feiras às 17h.
SECOM PMV

Festa de Iemanjá 2025 em Guaibim: fé e tradição mantidas mesmo em meio a desafios.
Festa de Iemanjá 2025 em Guaibim: Fé e tradição mantidas mesmo em meio a desafios
A tradicional Festa de Iemanjá em Guaibim, Valença, foi realizada com sucesso em 2025, reunindo fiéis, turistas e devotos em uma celebração marcada por fé e devoção. Mesmo diante do decreto de calamidade administrativa e financeira no município, o evento contou com o apoio do prefeito Marcos Medrado, que mobilizou empresários para contribuir financeiramente, garantindo a continuidade dessa manifestação cultural tão importante para a região.
“Estou imensamente feliz aqui na nossa paradisíaca Praia de Guaibim, celebrando e mantendo viva essa tradição tão importante para o nosso município. Mesmo diante das dificuldades que encontramos e da necessidade de decretar calamidade administrativa, não poderíamos deixar essa festa de lado”, afirmou o prefeito Marcos Medrado. A festa reforça a conexão entre a cultura local e as tradições religiosas, fortalecendo o turismo e a identidade do povo valenciano.

Lavagem do Amparo 2024: Valença Celebra a Cultura e a Fé em Homenagem a Nossa Senhora do Amparo
A cidade de Valença se prepara para mais uma edição da Lavagem do Amparo, uma das festas mais tradicionais da região, que reúne cultura, fé e celebração popular em homenagem a Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade. O evento, que acontecerá amanhã, promete manter viva uma tradição secular e reforçar os laços de devoção dos fiéis valencianos.
A concentração está prevista para as 7h30, e o cortejo geralmente sai da Praça Ademar Braga, seguindo em direção à Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
O cortejo reúne diversos grupos culturais e religiosos, com destaque para a participação de baianas e membros de comunidades de matriz africana, que seguem em uma celebração de paz e sincretismo religioso, reforçando a identidade cultural e espiritual do povo de Valença. A lavagem das escadarias da igreja, ponto alto da celebração, marca um momento de purificação e renovação, enquanto os devotos pedem bênçãos e proteção.
Contudo, este ano o evento carrega também uma pontinha de ironia: enquanto a comunidade se dedica e organiza para manter a tradição viva, a presença da prefeitura parece ter ficado "em casa". O apoio institucional? Esse, quem sabe, talvez apareça no ano que vem! Até lá, quem mantém a Lavagem do Amparo de pé é a fé e o compromisso dos próprios valencianos, que, entre uma lavagem e outra, garantem que a festa continue a existir – mesmo que seja por força do hábito e da devoção.